terça-feira, 9 de julho de 2013

Viagem a Lua



Quem curte bastante cinema tem que conhecer esse filme. Considerado o primeiro de ficção cientifica, 'Le Voyage dans la lune'(Viagem a Lua), é um curta metragem de 1902, pelo diretor francês George Melies.
O curta de 14 minutos, conta a história de um grupo de astrônomos que viaja à Lua em uma cápsula lançada da Terra por um canhão, onde são capturados pelos selenitas,mas depois conseguem voltar a terra.
O curta virou um clássico do cinema mudo, pela ousadia do tema, na época, como também pela inovação de técnicas cinematográficas.

Quando originalmente exibido, o filme retratava em sua cena final uma parada em celebração ao retorno dos viajantes espaciais. Até recentemente, esta cena era considerada perdida. Entretanto, um pedaço completo do filme foi descoberto na França em 2002. Não apenas uma parte inteira do filme, mas também completamente colorida à mão. Ela foi restaurada e apresentada pela primeira vez em 2003 no Pordenone Silent Film Festival.

Esse filme serviu de inspiração pra muitas outras pessoas, não só no cinema:
- Smashing Pumpkins gravou o clipe "Tonight Tonight" com uma homenagem a esse filme.(Veja o clipe aqui)
- Ele é o filme mais antigo do livro '1001 filmes para assistir antes de morrer', do Steven Jay Schneider.
- Martin Scorsese fez o filme "A invenção de Hugo Cabret", que faz menção do curta.


Eles inspirou essas pessoas...mas em que ele se inspirou pra fazer o filme?
A inspiração do diretor veio a partir de dois romances de Jules Verne (Da Terra à Lua e Em Torno da Lua).
Georges Melies, que era ilusionista também, fez mais de 500 filmes, a maioria curtas.
Depois de terminada as filmagens, Georges Méliès teve intenção de lançar o filme nos Estados Unidos e lucrar com ele. Infelizmente, o técnico Thomas A. Edson já tinha secretamente feito cópias, e em poucas semanas o filme já estava em terras americanas. Méliès nunca conseguiu nenhum dinheiro do sucesso que fez nos Estados Unidos, e faliu alguns anos mais tarde, enquanto Edison fez uma fortuna em cima do filme.
Mas bem, falei demais...Aqui embaixo eu deixo o filme, da versão original pra vocês assistirem.




Nenhum comentário:

Postar um comentário